Pode comentar, mas se preferir também pode enviar um e-mail para fbotto@yahoo.com(sem br!)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A verdadeira profilaxia contratual


Você provavelmente já negociou com pessoas desonestas e sabe como é fácil cair em armadilhas e como é difícil sair delas. A sensação do desgosto de ser enganado pode ser bem aproveitada se aprendermos a criar os anticorpos certos e utilizá-los adequadamente em cada contexto.

Certa vez, ouvi um conselho que continua sendo muito útil para quem vive esta necessidade de confiar nas pessoas para fazer bons negócios: melhor do que um contrato bem escrito é negociar com pessoas de valor. Este ensinamento nos ajuda a tomar algumas decisões, mas descobri que até mesmo pessoas de valor podem ser manipuladas por mentes perigosas e levadas a acreditar em realidades distorcidas pelas doces palavras de um bom estelionatário.

Que atire a primeira pedra quem nunca foi manipulado e deu crédito ao homem de fala bonita e de sentimentos entusiasmados. É realmente muito difícil fazer a leitura de comportamentos de sedutores profissionais na arte do engano, vorazes agentes de distorção da realidade em prol de seus objetivos egoístas que olham para o mundo como um universo de riqueza, poder e vaidade e para as pessoas como meio de obtê-los e maximizá-los.

A fidelidade aos próprios valores constrói uma reputação e, na trajetória profissional de sucesso que todos pretendemos fazer, existem atalhos e há pessoas prontas para oferecer caminhos alternativos àqueles que devem ser percorridos.

O único lugar que o dinheiro vem antes do trabalho é no dicionário. E na trajetória que todos buscamos sempre se apresentarão pessoas do boa fala, com promessas maravilhosas capazes de nos fazer sonhar e vibrar silenciosamente com as nossas fantasias que nos projetam para um futuro que parece ser tão certo quanto o sol que nascerá no dia seguinte.

Difícil é conhecer as intenções de cada um que se aproxima de nós, mas é necessário desenvolver a nossa experiência e sabedoria. Confiar nas pessoas é fundamental e não podemos nos fechar para o mundo porque tivemos uma decepção profissional. O que deve sustentar um profissional de sucesso é a fidelidade aos próprios valores e, ao invés de confiar cegamente ao contrato muito bem redigido, atentar, antes disso, a negociar com pessoas de valor.

Fernando Botto é consultor de negócios, escritor, docente e palestrante.

Nenhum comentário:

Contador

Contador de visitas

Visitantes

Contador de acessos