Pode comentar, mas se preferir também pode enviar um e-mail para fbotto@yahoo.com(sem br!)

domingo, 16 de maio de 2010

Brasil volta a brilhar no MMA

Depois da trajetória brilhante do lutador curitibano Wanderlei Silva, ídolo em diversos países, o MMA ou mixed martial arts se rendeu ao talento de um outro curitiba, o Maurício Shogun.

Shogun é um lutador fora de série, um legítimo outlier, como definiria Malcolm Gladwell. Dono de um estilo único e de uma frieza e tranquilidade fantásticas, Shogun venceu por KO o oponente também brasileiro Lyoto Machida, no UFC 113, evento que lhe rendeu o cinturão da categoria meio-pesado, título que coloca o Brasil no topo da dura escalada de lutadores profissionais que sonham com a fama, dinheiro e com a sensação de vitória.

Há cerca de cinco anos, atuei no Brasil com o preparo emocional de lutadores de MMA de alta performance, junto com o psicólogo Fabiano Mello. Na época, o primeiro atleta que fez um trabalho emocional muito dedicado e colheu os frutos mais rápido do que se poderia imaginar foi o André Dida. No mesmo ano em que iniciamos os trabalhos, que consistiam em uma ou duas sessões de uma hora por semana, Dida participou de um evento nacional e nocauteou em meio minuto o lutador Felipe Borges (2006) e foi aclamado como o melhor lutador do evento. Depois disso, Dida foi convidado para a sua primeira luta num grande evento internacional, na Inglaterra e se saiu muito bem. De azarão, quase venceu o K1 Heroes de 2007 e consolidou a sua carreira de lutador de alto nível.

Shogun foi o segundo atleta de nível internacional que se interessou por iniciar um trabalho emocional. Aderiu de maneira fantástica à proposta de desenvolver ainda mais a inteligência emocional que já havia lhe rendido um renomado título de vencedor do Pride, evento que acontecia no Japão e mobilizava o país. Maurício Shogun dedicou-se aos trabalhos e apresentou uma fantástica evolução, trabalho que após o meu deslocamento para atuar no exterior, foi brilhantemente desenvolvido pelo Fabiano, que passou a atuar também com o Evangelista Cyborg e com a Cris Cyborg, dentre outros.

O lado emocional dos lutadores de MMA é fundamental para os seus desempenhos. O que vence a luta é o esforço, dedicação e a técnica e o preparo emocional representa um poderoso segredo que visa garantir o rendimento do atleta nos treinos, a manter o foco e, é claro, a deflagrar os estados emocionais no momento do confronto.

Parabéns ao Shogun, que soube dar a volta por cima da derrota injusta da luta anterior contra Lyoto. Vencido por pontos, dessa vez, com o KO, não deixou dúvidas de que o lutador curitibano está de volta à forma de antes.

Fernando Botto é consultor de negócios, docente e escritor

Nenhum comentário:

Contador

Contador de visitas

Visitantes

Contador de acessos