Pode comentar, mas se preferir também pode enviar um e-mail para fbotto@yahoo.com(sem br!)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Restaurant Week ou Bandejón Week?

Nesses primeiros dias de Restaurant Week em Curitiba tomei uma atitude diferente e resolvi dar um golpe na fidelidade, gastronomicamente falando, claro. Assim como muitos apreciadores da arte na culinária - que começam a degustar um prato com os olhos e narizes, eu também considero como complemento a uma refeição saborosa a estética do prato, a harmonização do ambiente e o atendimento compatível a isso tudo.

O Restaurant week materializa uma ideia genial ao oportunizar aos clientes pratos bem elaborados, com entrada e sobremesa a um preço fixo atraente em variadas opções de estabelecimentos. Sem dúvida, isso provoca o desejo de conhecer novos restaurantes e aliás, diga-se com orgulho, a Curitiba gastronômica está melhor a cada ano.

Ocorre que nem todos os restaurantes estão percebendo esta iniciativa como uma valiosa oportunidade de cativar novos clientes. Há casos curiosos, de participantes que entenderam muito mal os objetivos desta iniciativa e pecam profundamente tanto no atendimento quanto no capricho tradicional da montagem dos pratos sofisticados.

Alguns estabelecimentos parecem ter dado a seus funcionários um treinamento de “semana do bandejão”, em que haverá uma invasão de clientes carentes que deverão ser atendidos por eles como um gesto de solidariedade para com a classe média, que raramente frequenta tais ambientes. Outros, armam verdadeiras ratoeiras. Num deles, supostamente para colorir um pouco mais o cardápio, colocou, de maneira sub-reptícia, um pratinho de couvert que acresceu na conta quase o mesmo valor da refeição. Mas o campeão foi aquele que teve a audácia de servir uma água mineral, supostamente trazida de uma gruta sagrada muito distante, por um preço tão exótico quanto a origem, digna de sair do cardápio de bebidas e de ser promovida para a carta de vinhos.

Tais situações, embora reais, não tiram todo o brilho de iniciativas dessa natureza. O Restaurant Week está me proporcionando conhecer melhor restaurantes que sempre tive curiosidade de experimentar e que voltarei com certeza e outros, que apesar de terem águas minerais muito boas, não fazem o meu estilo.

Fernando Botto é escritor curitibano.

Nenhum comentário:

Contador

Contador de visitas

Visitantes

Contador de acessos