Pode comentar, mas se preferir também pode enviar um e-mail para fbotto@yahoo.com(sem br!)

terça-feira, 1 de maio de 2012

A criatividade na simplicidade

Por Fernando Botto


  Certa vez, fiz um cruzeiro num pequeno barco-hotel. Logo no embarque, nós, os passageiros-hóspedes, fomos recebidos pela tripulação, disposta em fila, cada qual com a seu uniforme de trabalho: o cozinheiro de branco com uma espumadeira na mão, a recepcionista de terninho, o comandante com seu imponente traje, os garçons de gravata borboleta e os demais tripulantes todos nos cumprimentavam com um humilde e iluminado sorriso. Aliás, um sorriso tão verdadeiro que sentia-se que o corpo todo sorria.
  Todos sabemos quando somos recebidos com alegria de verdade. Aquele era um time de pessoas que transpiravam paixão por nos receber a bordo. Mas confesso que fiquei intrigado: será que aquela excelente recepção não era um mero teatrinho bem ensaiado? Dias depois, pouco a pouco, fui percebendo que a alegria da tripulação não era fruto de uma palestra ou de um treinamento motivacional, mas resultavam de uma relação daquelas pessoas com o trabalho em si.
  E, naquele ambiente de comprometimento, como clientes, fomos surpreendidos diversas vezes por coisas simples e inusitadas, a exemplo da maneira como as mesas eram arrumadas no restaurante, das festas interativas preparadas de modo a despertar a vontade de participar e, como mostra a fotografia, a cada novo dia, uma nova maneira de dispor as toalhas dos quartos.
  Como cliente, guardei recordações inesquecíveis. E isto me faz refletir que, para sermos marcantes, para termos uma empresa marcante, com produtos e serviços marcantes, podemos aproveitar algo de muito precioso que podemos extrair do nosso time: a criatividade.
  E é importante levar em conta que a criatividade não se impõe. Ela tem que ser incentivada, aplaudida, bem cuidada e estimulada, porque todos nós somos criativos, temos grandes ideias e, muitas vezes, precisamos sentir que estamos todos no mesmo barco navegando numa só direção, orientada para um destino. Aliás, tão importante quanto definir o destino e buscá-lo, é perceber que a vida acontece durante a trajetória.

Nenhum comentário:

Contador

Contador de visitas

Visitantes

Contador de acessos